15/06/2007 --- A Família Irizar


No mês de março, o Sr. Ranalli juntamente com o Sr. Gotzon estiveram visitando os clientes Irizar, no Uruguai.

A viagem foi marcada por um jantar onde estiveram presentes os Srs. Gotzon e Ranalli (Irizar Brasil), Eduardo Capel e Alejandro Amoedo (Rutaclass - Represen-tantes no Uruguai) e representantes de várias empresas clientes IRIZAR: Transhotel, Holly BJS, Buquebus, Rutatur, Turisbus, Sierratur e Flogatur.

Esta reunião serviu para reafirmar os laços que unem a fábrica IRIZAR com seus representantes no Uruguai, além de confirmar a forte aposta da empresa no Uruguai e seu otimismo quanto ao futuro de suas carrocerias no país.

Em viagem, uma semana antes, o Sr. Ranalli, juntamente com os Srs. Eduardo Capel e Alejandro Amodeo (Rutaclass – Representantes no Uruguai), deram uma entrevista a Revista Transporte Carretero, publicada em abril/07, no Uruguai. Ranalli relatou toda trajetória da Irizar no Brasil, assim como a presença dos veículos IRIZAR no mercado uruguaio, veja abaixo em destaque:

Em que ano chegou a Irizar no Uruguai e que importância tem o mercado uruguaio para a empresa (Irizar)?

Ranalli: A Irizar chegou em 1999 e com a mesma importância dos outros mercados no qual a Irizar está presente, e atualmente ainda mais, já que as perspectivas são muito boas no Uruguai. É um país que está com a frota necessária de grande renovação, além da proximidade que tem com o Brasil. No Chile temos circulando mais de 700 ônibus produzidos no Brasil e queremos seguir assim nos outros países da América do Sul, Central e do Caribe.

Queremos estar bem representados no Uruguai e para isto temos previsto muitos investimentos. Temos uma representação muito competente instalada aqui (no Uruguai), com serviços de manutenção, reposição e isso nos garante uma continuidade na comercialização do produto e um respaldo permanente ao cliente. Tudo isso é sinônimo de garantia do produto, de qualidade e pós-venda.

Como foi o desenvolvimento da Irizar no Uruguai desde 1999 até hoje? Ranalli: De 1999 até 2004 existiam 11 ônibus, porém depois de feito um trabalho importante, desde 2005 até novembro de 2006 se somaram mais 12 ônibus.

As razões do crescimento passam por vários fatores. Primeiro pelo bom trabalho que foi feito no Uruguai, em seguida pelo apoio da Irizar Brasil. Também influenciaram as melhorias econômicas do país, a necessidade de renovar as frotas e poder confiar em uma marca que está estabelecida há muito tempo e que tem uma eficiente prestação de serviços.

Como vê o mercado uruguaio?

Ranalli: É muito promissor e promete acontecer muito. As frotas estão se renovando, tudo está caminhando para que se melhore. Nós estamos garantindo um melhor trabalho para seguir oferecendo produtos de acordo com a necessidade o mercado.

Capel: Outro tema que é importante deixar claro é que a Irizar tem o primeiro e único ônibus rodoviário com sistema para portador de necessidades especiais. É um ônibus totalmente equipado, com rampas hidráulicas. A Empresa Buquebus já possui uma unidade desta, que está operando desde novembro de 2006.

Quais serão os próximos lançamentos no Uruguai?
Alejandro Amodeo: Para o mercado uruguaio temos o Intercentury lançado no Brasil em 2006 e que em breve chegará aqui. É uma alternativa dentro da gama de produtos que atendem percursos mais simples.

Fonte: Revista Transporte Carretero
Colaborador: Ranalli
Tradução: Karol

Voltar