12/02/2008 --- Irizar Brasil celebra 10 anos


Há dez anos chegava ao Brasil a encarroçadora de ônibus Irizar, com o desafio de concorrer com empresas estabelecidas no país há mais de 50 anos e conquistar sua participação no mercado de ônibus rodoviários.

A década foi marcada pelos altos e baixos de nossa economia, administrados com êxito pela empresa de origem espanhola. Ao longo desses anos, foram produzidas 3.683 carrocerias, dos modelos Century e Intercentury.

Em 1997, a matriz espanhola da Irizar – fundada em 1889 e sediada em Ormaiztegi no País Basco - visando atender a estratégia de crescimento mundial da marca, decidiu implantar uma unidade no Brasil.

Devido sua posição entre maiores fabricantes de ônibus do mundo, o Brasil foi escolhido prioritariamente para um projeto de longo prazo.

“Passando por turbulências de seguidas crises econômicas e cambiais, incertezas, concorrências de marcas consagradas no mercado há mais de 50 anos, que reagiram fortemente à chegada da Irizar ao mercado, pode-se hoje afirmar que a confiança de clientes, passageiros e fornecedores ao nosso entorno foi conquistada, preservando a estratégia inicial da empresa, de respeito às pessoas, ao mercado, praticando políticas éticas dos pontos de vista comercial, técnico e social”, afirma o gerente de Relações com o Mercado João Paulo Cunha Ranalli.

Com clientes em mais de 30 países das Américas, África e Oriente Médio, a Irizar Brasil conta com uma rede de representação de vendas de carrocerias e peças de reposição e pontos de serviços autorizados pela fábrica que atendem todo território nacional, bem como os diversos países de destino dos produtos da marca.

“Quando iniciamos nossa operação no Brasil, algumas pessoas que não tinham conhecimento da marca temiam que fôssemos mais uma dessas empresas estrangeiras aventureiras que vêm para tentar a sorte neste mercado”, lembra Ranalli.

O executivo ressalta que a encarroçadora conseguiu concretizar sua estratégia inicial de comercialização, realizando a produção como o planejado. “Nossa meta era começar com uma operação de pequeno volume, colocar unidades no mercado e conhecer seu desempenho e aceitação pelos operadores e seus clientes. Com esta atitude, a Irizar conseguiu introduzir em seu produto as características das quais o mercado necessitava. Como fruto disto, a Irizar cresceu de forma contínua e consistente no mercado brasileiro e nos demais países atendidos”.

Consolidação da Marca – Os dez anos de negócios no Brasil geraram expectativas de crescimento e de expansão para a fábrica, localizada na cidade de Botucatu, 235 km da capital São Paulo, que atualmente tem 39 mil m² de área e 22,5 mil m² de construção, onde trabalham seus 325 funcionários.

“Em termos comerciais o Brasil é o país mais importante da América Latina. É o mercado com maior volume de demanda de nossos produtos e no qual a Irizar tem grande potencial de crescimento”, salienta o executivo.

Os planos futuros da encarroçadora no Brasil, são seguir crescendo de maneira planejada e consistente, preservando os valores que tem consolidado a marca Irizar no mercado: inovação, alta qualidade, atendimento diferenciado permanente e uma rede de pós-vendas eficiente.

As previsões de crescimento na demanda para os próximos anos já acionaram investimentos na planta, entre 2006 e 2007, que expandiram as instalações físicas e já possibilitam a produção de até 04 unidades/dia. Hoje, a produção diária da encarroçadora é de 2 unidades/dia e a capacidade instalada da fábrica brasileira chega a 1 mil unidades/ano. As vendas externas também vão de vento em popa, com 71,5% das vendas totais de 2007 destinadas ao mercado externo, registrando aumento de 6,3% em relação ao ano anterior.

As carrocerias Irizar fabricadas em todo o mundo têm características semelhantes no que se refere aos conceitos de projeto, processos de fabricação, materiais e critérios de qualidade iguais em todas as sete plantas do mundo – Espanha, China, Marrocos, Brasil, México, Índia e África do Sul.

“Os diferenciais dos produtos em relação aos concorrentes, são as exigentes normas de segurança, a alta qualidade nos acabamentos interno e externo, preocupação com o grau de conforto oferecido ao motorista e aos passageiros, manutenção facilitada e a padronização dos componentes, que garante a otimização das peças de reposição”, aponta Ranalli.

Quanto a uma provável ampliação da carteira de produtos oferecidos pela empresa, Ranalli explica que essa decisão depende da evolução das necessidades de seus clientes. “A carteira de produtos oferecidos depende daquilo está sendo pedido pelo mercado. Os produtos Irizar são de classe mundial, ou seja, o que se produz na Europa é basicamente o mesmo produto fabricado no Brasil, com as adaptações requeridas por cada mercado. Hoje, no Brasil, nosso carro-chefe é o Century, com 03 padrões de acabamento: Premium, Luxury e Semi-Luxury. Por enquanto não temos previsão de expandir nossa gama de produtos, ainda que tenhamos, como opção, as carrocerias PB e i4, produzidas atualmente na Espanha”, avalia. A produção da Irizar Brasil sempre teve a maior fatia direcionada ao mercado externo. Porém, ao longo dos anos, as vendas no mercado doméstico foram crescendo e hoje, o share doméstico da encarroçadora é de 6,5%. Cerca de 30% da produção total atual é destinada ao mercado brasileiro. Ranalli conta que o mercado europeu demanda o modelo Century na mesma proporção que o brasileiro e, além desta carroçaria, demanda o modelo super-premium PB, comercializado com grande sucesso naquele exigente mercado, obviamente com preço diferenciado do Century devido aos diversos conceitos inovadores e acessórios que tem incorporados ao seu projeto. “A fábrica brasileira tem plenas condições de produzir este modelo no momento em que o mercado assim o exigir”, revela Ranalli.

Durante a comemoração realizada no dia 15 de dezembro de 2007, foram homenageados 30 colaboradores que iniciaram com a Irizar os 10 anos de história e ainda seguem com a empresa.

Voltar