11/05/2009 --- Lançamento IRIZAR PB


IRIZAR LANÇA PB NO BRASIL

O EVENTO
O ano de 2008 foi marcado pelo lançamento do Irizar PB, no Brasil. A festa aconteceu no dia 26 de novembro, na cidade de São Paulo/SP, e contou com a presença de clientes, empresários, montadoras, fornecedores e parceiros, que prestigiaram este evento tão esperado.
Durante o lançamento, os convidados puderam conferir o design sofisticado e as linhas aerodinâmicas que consagraram o veículo na Europa.
A abertura do evento se deu com a apresentação dos diretores da Irizar S. Coop (matriz localizada no país Vasco - Ormaiztegi), Sr. José Manuel Orcasitas, coordenador geral dos projetos no exterior e o Sr. Gotzon Gomes Sarasola, diretor geral da Irizar Brasil, que explanaram sobre os investimentos realizados e a importância do novo produto para os mercados da América do Sul e Central, além dos demais países atendidos pela fábrica no Brasil. O diretor industrial, da Irizar Brasil, Sr. Manuel Neves Maria, falou sobre as novas tecnologias incorporadas ao produto que o tornaram referência em segurança e conforto.
O evento foi coroado com uma bela apresentação de dança Flamenca e uma variedade de comidas e bebidas servidas aos convidados.

O "PB"
PB (Produktu Berria), significa “Produto Novo”, no idioma Euskera, considerado a língua oficial no País Vasco junto com o Espanhol; foi projetado com cuidado especial no que se refere à climatização e isolamento termo acústico, além do acabamento interno, cujas formas e cores proporcionam um ambiente agradável e confortável. No que diz respeito à segurança, a Irizar também inovou, dando maior rigidez a estrutura, o que proporciona proteção aos passageiros. Além disso, o centro de gravidade é mais baixo dando maior estabilidade ao veículo. O PB incorpora a mais avançada tecnologia para conseguir, entre outras coisas, uma aerodinâmica inovadora que permite uma redução do consumo de combustível. Possui sistemas que facilitam o acesso a todos os componentes, tanto do chassi como da carroceria, permitindo uma manutenção mais prática.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS E OPCIONAIS
Entre os equipamentos básicos do PB estão: acionamento de abertura das portas à distância e fechamento com bloqueio na porta dianteira; apóia braço integrado na lateral, carregador de celular no painel, divisória curva exclusiva da Irizar, espelhos retrovisores elétricos com três pontos de visão, itinerário eletrônico curvo 7x80 cm, janela com acionamento elétrico para o motorista, pára-brisas inteiriço, luz alógena no teto e luz interior fluorescente. Outros destaques incluem sistema de climatização independente para motorista e passageiros, tampas dos bagageiros laterais pantográficas com abertura pneumática desde o posto do motorista e piso com o corredor rebaixado.
Quanto aos opcionais, a Irizar oferece banheiro central, cama para motorista, farol de xenon com lavador, retrocâmera com visão externa e interna, sensores de marcha à ré no pára-choque traseiro, som individual nas poltronas, carregador de celular no salão de passageiros, calefação de piso e bar completo, entre outros itens.

IRIZAR PB NAS ESTRADAS BRASILEIRAS
O investimento final para desenvolver a versão brasileira do Irizar PB, com as necessárias adaptações legais e à cultura do mercado, chega a aproximadamente 6 milhões de reais. A Irizar Brasil prevê vender 130 unidades do modelo por ano, nas versões de 12, 13 e 14 metros de comprimento, com destino ao segmento de turismo de alto luxo e linhas rodoviárias comerciais de longa distância. As primeiras entregas do Irizar PB foram em março/2009 e já estão rodando nas estradas brasileiras. As duas primeiras unidades produzidas para o mercado brasileiro foram:
* Seguindo a tradição a Viação Garcia que adquiriu o primeiro Century Irizar quando a Irizar chegou no Brasil foi a primeira empresa rodoviária também a adquirir o primeiro PB de 14m de comprimento no Brasil, montado com chassis Scania;
* A outra unidade montada de 13m de comprimento, foi adquirida pela VW, para atender a sua diretoria.
* Foi entregue em Abril/09 a segunda unidade para Viação Garcia de 14m de comprimento, montada com chassis VOLVO.
Hoje temos em produção para o mercado brasileiro 10 unidades PB de 14m de comprimento, com chassis Scania, para Expresso Nordeste do Paraná.

Vendidas para entrar em produção, aguardando chegada de chassis, temos ainda: 02 unidades para Caravelas em São Vicente/SP.

Voltar